segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP Diagnóstico - Dimensão das Práticas Pedagógicas


Dimensão das práticas pedagógicas

Articulação da proposta pedagógica com as Diretrizes Nacionais da Educação?
BOM
Pontos positivos:
1- Profissionais estão observando o PPP da escola, no momento em que realizam as práticas em sala de aula.
2- Foram realizadas várias reuniões para definir o currículo, forma de avaliação, entre outros temas, e a maioria dos professores estão seguindo a orientação coletiva.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais ainda utilizam métodos fortemente tradicionais em sala de Aula.
2- Alguns profissionais não entenderam completamente a proposta da Escola de Ciclos de Formação.
3- Há profissionais descompromissados com a educação.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar formação continuada voltada para esses problemas.
2- Monitoramento da Equipe de Gestão.

Articulação da proposta pedagógica com as políticas públicas de Educação do Estado?
BOM
Pontos positivos:
1- A escola segue o modelo de ciclos de formação humana.
2- No ensino médio, procura seguir a proposta pedagógica do estado.

Pontos frágeis:
1- Falta de subsídios pedagógicos e humanos, para a implementação da proposta de Ciclos de Formação.
2- Falta de assessoria pedagógica no município.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar projeto que contorne as dificuldades encontradas.

Articulação da proposta pedagógica com as práticas diárias?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Boa parte dos profissionais realizam práticas de acordo com a proposta da escola.
2- As aulas ficam mais produtivas, pois há sentido nas atividades desenvolvidas.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não cumprem com o PPP da escola, resistindo a mudanças.
2- Há profissionais que não aceitam as mudanças na organização dos currículos e formas de avaliação escolar.

O que fazer para melhorar?
1- Monitoramente da Equipe de Gestão Escolar.
2- Discussão das propostas pedagógicas no âmbito escolar.

Articulação do Currículo com a proposta pedagógica da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Proporciona coerência no trabalho em sala de aula.
2- O currículo foi discutido tanto na formação continuada, quanto na reunião para alteração do PPP.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais estão muito ligados ao livro didático.
2- Alguns profissionais se preocupam demasiadamente em cumprir todo o conteúdo programado.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar estudo do currículo novamente.
2- Reafirmar a importância do PPP nas reuniões pedagógicas

Nível de participação da comunidade na construção da matriz curricular?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Maior envolvimento da comunidade.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse da comunidade em se envolver profundamente com a escola.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar maneiras de aumentar a participação dos pais nas reuniões pedagógicas.

Nível de socialização da proposta pedagógica à comunidade escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Maior credibilidade da escola junto aos pais.
2- A comunidade passa a respeitar mais as decisões da escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de escolaridade da maioria dos pais ou responsáveis pelos alunos.
2- Falta de tempo para os pais ou responsáveis participar da escola.

O que fazer para melhorar?
1- Abordar o tema nas reuniões e assembléias gerais.

Atendimento aos diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Oportuniza maior possibilidade de sucesso escolar.
2- Aumenta a possibilidade de inclusão dos alunos.

Pontos frágeis:
1- Falta de capacitação dos profissionais.
2- Matriz curricular fragmentada.
3- Dificuldade para diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação para os profissionais.
2- Capacitação para os profissionais da Gestão Escolar.

Realização de práticas pedagógicas inclusivas e voltadas à educação ambiental?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhoram a percepção sobre o ambiente.
2- Aumenta as possibilidades de sucesso para os educandos com necessidade especiais.
3- Aumentam as possibilidades de intervenção no ambiente em âmbito municipal, e nacional.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso de alguns profissionais com a realização de aulas diferenciadas para educação ambiental.
2- Falta de capacitação para os profissionais trabalharem com aluno com necessidades especiais.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação via SEDUC ou MEC para trabalho com portadores de necessidades especiais.
2- Intervenção da Equipe de Gestão junto ao Grupo de Ciências Naturais.

Nível de utilização dos recursos didáticos e as tecnologias nas práticas pedagógicas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Diversifica as práticas pedagógicas.
2- Aumenta o interesse dos alunos pelas aulas.
3- Utiliza recursos audiovisuais nas aulas.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não são aptos a utilizar a informática.
2- Alguns profissionais não conseguem se desvencilhar do ensino tradicional.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação através da SEDUC e também pelo próprio profissional.
2- Apoio da Gestão no Planejamento de Aulas utilizando os recursos.

Articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do entorno escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- A escola fica mais integrada com a comunidade escolar.
2- Há uma identificação do aluno com a escola.

Pontos frágeis:
1- As várias modalidades de ensino na mesma escola.
2- A diversidade de alunos de todos os lugares do município, por ser uma escola que atende a alunos da rede urbana e rural, de todos os bairros e do centro.

O que fazer para melhorar?
1- Procurar conhecer ainda mais a realidade do município.
2- Manter diálogo permanente com a comunidade escolar.


Nível de integração dos profissionais no planejamento do ano letivo?
RUIM
Pontos positivos:
1- Colaboração com as ações pedagógicas da escola.
2- Melhora a organização da escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse de alguns profissionais em participar da escola como um todo.
2- Alguns profissionais não se sentem parte da instituição.

O que fazer para melhorar?
1- Promover a sensibilização do grupo.
2- Incentivar o trabalho por área do conhecimento.

Compromisso dos professores com o planejamento das aulas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o trabalho em sala de aula.
2- Melhora a qualidade do ensino.
3- Valoriza a profissão.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso com o trabalho.
2- Falta de conhecimento sobre metodologias de ensino.
3- Falta de compromisso de alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Cobrança do planejamento pela equipe de Gestão.
2- Fiscalização da aplicação do planejamento em sala de aula.

Compromisso dos professores com o planejamento dos projetos e eventos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a organização dos eventos.
2- Aprimora a eficiência dos projetos e eventos.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso de alguns profissionais.
2- Falta de envolvimento dos profissionais com o todo da escola.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar o trabalho em grupo.
2- Incentivar a criação de projetos.

Acompanhamento do planejamento dos professores pelos diretores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade do ensino.
2- Valoriza o profissional em sala de aula.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo.
2- Falta de priorização do pedagógico em função do financeiro e administrativo.

O que fazer para melhorar?
1- Reorganização do tempo.
2- Criar equipes de trabalho.
3- Delegar mais funções.

Acompanhamento do planejamento dos professores pelos coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Influencia na qualidade do ensino.
2- Valoriza o bom profissional.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo.
2- Falta de colaboração dos profissionais da educação.
3- Acúmulo de trabalho relacionado a indisciplina e atendimento a família.

O que fazer para melhorar?
1- Reorganização do tempo.

Articulação das metodologias com as políticas públicas de educação do estado?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Cria uma identidade pedagógica na escola.
2- Alinha as metodologias utilizadas pelos professores.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da proposta.
2- Falta de formação dos profissionais.
3- Conflitos entre correntes pedagógicas.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação.
2- Maior número de reuniões para discutir o tema.

Realização de práticas interdisciplinares?
RUIM
Pontos positivos:
1- Torna a aprendizagem mais significativa.
2- Privilegia o atendimento do todo, das relações entre as áreas do conhecimento, gerando melhor aprendizagem.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo dos profissionais, em função da jornada de trabalho.
2- A formação universitária deficiente do profissional.

O que fazer para melhorar?
1- Promover a integração entre as áreas do conhecimento.
2- Adequação curricular.

Qualidade do planejamento na utilização dos recursos pedagógicos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade das aulas.
2- Altera positivamente a rotina das aulas.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento tecnológico por parte de alguns profissionais.
2- Formação tradicional.
3- Tempo para preparar as aulas, em função da jornada de trabalho.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar o uso dos equipamentos e recursos.
2- Incentivar a criação de projetos que usem tais equipamentos e recursos.


Nível de incentivo à autonomia dos profissionais na organização dos trabalhos coletivos da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Não há barreiras para desenvolver trabalhos pedagógicos.
2- Profissionais se sentem valorizados.
3- Decisões tomadas em conjunto.
4- Definição clara das regras básicas de funcionamento
5- Apoio da Gestão Escolar

Pontos frágeis:
1- Falta de organização dos profissionais.
2- Trabalho em horários extras.
3- Alguns professores não se percebem responsáveis pelos resultados.
4- Falta de flexibilidade nas regras, que geram conflitos.
5- Falta de atitude dos profissionais.
6- Regras não bem estabelecidas.
7- Alguns profissionais não se envolvem no trabalho coletivo.
8- Falta de conhecimento profundo das regras.

O que fazer para melhorar?
1- Mais diálogo.
2- Incentivar a participação dos profissionais, democratizar mais.
3- Conhecer melhor as regras da escola.
4- Os profissionais devem opinar mais nas reuniões.
5- Ter mais união entre os profissionais.

Organização do trabalho coletivo na escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Decisões tomadas coletivamente.
2- Os profissionais são orientados a participar das ações.
3- Escola dispõe de espaço e materiais para o trabalho coletivo.
4- Ações comunicadas com clareza.
5- Boa troca de experiências.

Pontos frágeis:
1- Falta de entrosamento e distanciamento dos profissionais.
2- Falta de compromissos de alguns profissionais.
3- Falta de iniciativa de alguns profissionais.
4- Alguns setores não cumprem suas funções necessitam de maior atenção.

O que fazer para melhorar?
1- Mais união entre os profissionais.
2- Cobrança e incentivo por parte da Gestão.
3- Mais motivação.
4- Pesquisar experiências que deram certo.
5- Proporcionar formação profissional.
6- Incentivar e capacitar para o trabalho em grupo.

Participação dos alunos nas ações coletivas da escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Os alunos gostam.
2- Contribuem para melhoria da qualidade do ensino.
3- Alunos sentem-se valorizados.
4- Ocasiona a revelação de novas lideranças.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse.
2- Pouca participação.
3- Aprimorar as ações pedagógicas.
4- Pouco incentivo.
5- Pouco interesse pelo lado pedagógico.
6- Falta de senso de pertencimento da instituição.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a participação.
2- Aumentar a interdisciplinaridade
3- Mais divulgação.
4- Desenvolver ações de mobilização dos jovens em ações que promovam a melhoria do ensino.
5- Capacitação em lideranças para alunos.

Incentivo do trabalho coletivo pelos profissionais?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Todos são incentivados a trabalhar em grupo.
2- Fundamental para o bom andamento da escola.
3- Permite a troca de experiências.
4- Decisões coletivas.
5- Valorização dos profissionais.
6- Apoio aos profissionais na organização.

Pontos frágeis:
1- Falta de colaboração entre os profissionais.
2- Falta de tempo.
3- Falta de consciência dos profissionais.
4- Dificuldade para se reunir.
5- Falta de ideias inovadoras
6- Desunião entre as áreas do conhecimento.
7- Falta de união.
8- Falta de novas lideranças.
9- Profissionais que acreditam não ser produtivo o trabalho em grupo.
10- Falta de esforço.

O que fazer para melhorar?
1- Traçar objetivos.
2- Reuniões periódicas.
3- Pesquisar experiências que deram certo.
4- Incentivar mais a participação.
5- Autonomia para o trabalho.
6- Mais envolvimento.
7- Manter os professores entre os profissionais.

Participação dos pais ou responsáveis nas ações da escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhorar o desempenho dos estudantes.
2- Intercambio entre comunidade e escola.
3- Intercambio entre pais e professores.
4- Parceria entre escola e comunidade.
5- Melhora a atuação no CDCE.

Pontos frágeis:
1- Pais ausentes.
2- Falta de interesse no desempenho dos filhos.
3- Falta de apoio nas decisões coletivas.
4- Falta de interesse.
5- Transferências de obrigações paternais aos professores.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a participação.
2- Demonstrar para os pais a importância do acompanhamento de seus filhos.
3- Promover palestras.
4- Receber bem os pais.
5- Incentivar os alunos a fazer com que os pais venham à escola.
6- Promover trabalhos que envolvam pais e filhos.

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